quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Relatório da Intervenção


A equipe gestora do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte do Paraguaçu II, com o objetivo de elaborar seu Projeto de Intervenção e traçar estratégias para contornar obstáculos, tem realizado vários encontros envolvendo professores, funcionários, pais, alunos e pessoas da comunidade.
No dia oito de julho de 2010, reuniram-se no pátio da escola, a direção, professores, funcionários, alunos, pais e representantes da comunidade local para analisar e discutir os principais problemas que atinge a unidade escolar. Foi aplicado um questionário aos presentes na reunião, para um diagnóstico mais preciso das  dificuldades enfrentadas pela instituição.
Todos os presentes foram unânimes em concordar que o maior problema enfrentado pela escola é a falta de parceria gerada pela ausência da família e da comunidade nas ações da escola. Foi realizado um quadro sintético destas relações.
Para iniciar as atividades de intervenção, no dia dez de setembro de 2010, na Sala dos Professores do CETEP do Piemonte do Paraguaçu II, foi realizada  uma reunião com a direção e toda a equipe pedagógica para apresentação do Projeto, solicitar apoio, colaboração e participação efetiva na nova proposta de trabalho. Na oportunidade, a equipe organizou a pauta da segunda reunião de integração da família e escola.
No dia quatorze de setembro de 2010, aconteceu a segunda reunião de integração da família e escola, onde estavam presentes a direção, professores, a coordenadora pedagógica, pais e funcionários. A reunião teve início com uma dinâmica de grupo para socializar os pontos positivos e negativos da escola, sugestões e troca de opiniões para melhorar as ações. Foi uma atividade muito produtiva, houve a participação de todos. A equipe falou da importância dos pais nas ações da escola, na tentativa de exercer uma Gestão Democrática.
Outro trabalho realizado através do Projeto de Intervenção foi a Avaliação Institucional como meio de atrair a família e a comunidade a envolver-se nas ações da escola.
Para melhorar a participação da equipe pedagógica no Projeto de Intervenção, a equipe gestora desenvolveu um projeto de Motivação, cujo tema: Educador – Agente Modificador de Realidades, para ser desenvolvido de outubro a dezembro de 2010, com o objetivo de despertar a equipe a reconhecer-se modificadora de realidades e promotora da melhoria da qualidade de vida dos educandos no seu contexto histórico, cultural, social, profissional e humano. Faz-se necessário promover atividades que possam viabilizar o reconhecimento do real valor destes profissionais para que se sintam motivados e dessa forma a escola possa alcançar uma educação de qualidade. Neste projeto serão envolvidos os alunos, ex alunos, pais, funcionários, familiares dos professores, por entender que estas pessoas contribuem direta ou indiretamente acompanhando a caminhada destes profissionais.
A intervenção continua com o processo de reelaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola, onde todos os problemas detectados serão cuidadosamente abordados e trabalhados com a participação da direção, equipe pedagógica e Conselho Escolar. O Conselho está atuando de forma eficaz na unidade.
Os trabalhos de intervenção terão continuidade por todo o ano letivo de 2011.



Quadro 1 – Ações planejadas e realizadas na intervenção

Ação
Responsável (is)
Problemas encontrados na execução da ação e estratégias de intervenção
Formação do Conselho Escolar e formação dos conselheiros
Vice Diretora Técnico Pedagógico e Vice Diretora de Articulação com o Mundo do Trabalho
O maior problema encontrado foi realizar a eleição dos conselheiros, as pessoas não conheciam como funciona um Conselho.
Círculos de Avaliação
Comunidade escolar e local
O maior problema foi atrair a  comunidade local e até mesmo a comunidade escolar.
Reelaboração do PPP
Toda comunidade escolar e o Conselho
Encontra-se em andamento, com dificuldades para reunir toda a equipe constantemente, todos muito ocupados com as atividades cotidianas,  está um pouco a  lento, mas os encontros acontecem.


Quadro 2 – Ações planejadas e não realizadas na intervenção

Ação
Responsável (is)
Motivos pelos quais a ação não foi realizada
Formação de Associação de pais e mestres
Comunidade escolar e local
 Foi planejado para o 1° semestre de 2011
Formação do Grêmio Estudantil
Comunidade escolar
Foi planejado para o 1° semestre de 2011






Quadro 3 – Ações não planejadas e realizadas na intervenção

Ação
Responsável (is)
Recurso(s) necessário(s)
Como esta ação pode contribur para alcançar o objetivo da intervenção?
 Projeto de Motivação: Educador – Agente modificador de realidade.
Direção, coordenação pedagógica, professores, funcionários, família e comunidade.
Computador, papel ofício, impressora, data show, mensagens de motivação, músicas.
com o objetivo de despertar a equipe a reconhecer-se modificadora de realidades e promotora da melhoria da qualidade de vida dos educandos no seu contexto histórico, cultural, social, profissional e humano. O profissional estimulado  colaborará com as ações do Projeto de Intervenção com entusiasmo.






Análise crítica do andamento da intervenção.
Diante aos problemas detectados, pretendemos desenvolver nossas atividades voltadas às ações propostas, convidando a família e a comunidade a se fazer presente em todas as ações da escola. Desde reuniões de pais e mestres à avaliação da instituição através dos indicadores de qualidade de forma a desenvolver ações que possam tornar o ambiente escolar um lugar cada vez melhor e acolhedor.
Desenvolvemos um calendário de atividades para que possamos envolver a família e a comunidade, de maneira que haja um processo de construção coletiva de todas as atividades a serem realizadas pela escola, desde festas e comemorações até as decisões importantes como eleição do conselho escolar e de dirigentes escolares.
Todas essas ações serão possíveis desde que a família e a comunidade percebam a sua importância na construção de uma escola pública de qualidade e nosso papel enquanto gestores é convencê-los disso, convencê-los dessa importância.
O Projeto está dando certo, as ações que já foram desenvolvidas apresentaram resultados muito satisfatórios, mas a intervenção terá continuidade por todo o ano letivo de 2011.